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A Arte de Ser Famoso –
Como Criar Conteúdo Viral
O
que faz um conteúdo ser viral? Qual o segredo que faz um texto, imagem
ou vídeo ser compartilhado de tal forma que a quantidade de
visualizações explode repentinamente?
Embora essa seja a pergunta que todo
mundo quer saber responder, se prestarmos bem a atenção, veremos que
existem pessoas que são capazes de criar conteúdo “contagioso” com
frequência.
Qual é o seu segredo? Será que eles sabem de algo que você não sabe? A resposta é sim!
Se você já acabou de fazer um site ou blog e quer atrair mais pessoas para visitar o seu trabalho, continue lendo:
O que faz um conteúdo online ser viral?
Embora ainda exista um fator de sorte
e/ou probabilidade envolvido na viralidade de um conteúdo online, já
sabemos que existem certas características que aumentam a chance do seu
conteúdo ser compartilhado. Vejamos:
- Conteúdo positivo é mais viral do que o conteúdo negativo. Incrível, não é? Isso pode até parecer estranho, principalmente ao lermos as notícias dos jornais, mas a verdade é que um conteúdo otimista e alegre tem maiores chances de ser compartilhado.
- Conteúdo que evoca uma emoção estimulante (positivas ou negativas) é mais viral do que conteúdo sem emoção. O que é uma emoção estimulante? Pense no espanto, raiva, ansiedade, ou qualquer outra sensação relacionada ao medo da perda.
- Conteúdo útil e prático é mais compartilhado. Isso faz sentido, certo? As pessoas gostam de compartilhar conteúdo útil para ajudar os seus fãs e amigos.
Como criar conteúdo viral
Agora que você tem em mente os pontos
importantes, a questão é, como VOCÊ pode criar conteúdo viral? Como
aplicar esses insights diretamente no conteúdo do seu site, blog ou nas
redes sociais?
Conteúdo positivo sempre é
compartilhado. Lembre-se, há um monte de pessoas infelizes no mundo; e,
embora existam diferentes razões para ser infeliz, o conteúdo que é
edificante e inspirador ajuda as pessoas a sair de sua rotina…mesmo que
seja apenas por alguns segundos.
No entanto, se você que gerar tráfego
para um site profissional ou comercial, é melhor se concentrar no
conteúdo útil ou que ativa as emoções estimulantes.
Como preparar conteúdo útil
Quando você escreve um artigo e termina o
processo de edição, você ainda não acabou seu trabalho. Há um último
passo que você deve tomar, e o engraçado é que quase ninguém faz isso.
Qual é esse passo?
Você deve rever o seu conteúdo,
descobrir as próximas ações que você quer que as pessoas tomem, e
terminar o seu artigo dizendo às pessoas o que fazer em seguida!
Parece simples, mas é algo muito poderoso.
Os psicólogos sabem há muito tempo que
as pessoas são ruins em aplicar conceitos abstratos em suas próprias
vidas – nós até podemos entender um conceito subjetivo, mas é difícil
implementá-lo em nossas vidas e negócios.
E é por isso que esta ação simples é tão
importante. Ao guiar os seus leitores nos próximos passos que eles deve
tomar, você estará mostrando a eles exatamente como usar o conteúdo
útil que você acabou de compartilhar com eles.
E o resultado disso? Eles usam estas informações…obtém resultados…e lembram-se de você por causa disso.
Como usar as emoções estimulantes
Se o seu conteúdo consegue ativar uma
emoção estimulante no leitor, você está pronto – a probabilidade das
pessoas compartilharem e falarem sobre o seu conteúdo vai aumentar
drasticamente.
O que é uma emoção estimulante?
Para começar, uma emoção estimulante
pode ser positiva ou negativa (ambas funcionam). Via de regra, as
emoções que você deve procurar ressaltar no seu conteúdo são:
- Admiração;
- Raiva;
- Ansiedade;
- Medo;
- Alegria
- Luxúria
- Surpresa (muito importante)
Mas é aí que as coisas ficam um pouco
mais complicadas. Embora seja simples ativar essas emoções, não é fácil
usá-las corretamente num contexto de marketing.
Um exemplo do uso bem sucedido desta
técnica é quando escrevemos algum artigo com informações úteis, porém
controversas. Tal tipo de conteúdo é muito polarizador, o que faz com
que as pessoas se dividam em dois polos opostos, geralmente
diferenciados pela admiração (ou alegria) e pela raiva (ou medo). Isso
faz com que as pessoas discutam, compartilhem e falem sobre o seu
conteúdo – e quem ganha é você!
Finalizando
Quando chegar a hora de criar conteúdo
para trazer mais tráfego para o seu site, certifique-se de mostrar às
pessoas como implementar os conselhos que você está dando. Melhor ainda,
aproveite para mostrar-lhes um exemplo, e passe a eles quais os
próximos passos a serem tomados.
E, finalmente, não escreva o conteúdo
apenas para ser compartilhado. Procure ativar uma emoção, sempre, mas
não se esqueça de que o seu conteúdo também precisa ser útil.
O que você acha? Como você usaria essas estratégias em seu negócio?
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